Translate

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

A Espada do Cristão

A Espada do Cristão:A Bíblia


A palavra bíblia ela vem do grego “biblos” (livros ou coleção de livros).No latim,a palavra “biblos”  ficou no feminino singular:bíblia;que nós usamos essa palavra.João Crisóstomo,do quarto século d.c,foi o primeiro a aplicar o termo bíblia.Consequentemente,os cristãos adquiriram idéia e chamam as escrituras sagradas de bíblia.
Ao se ler a bíblia,encontra-se dois termos:Escritura e Palavra de Deus.Pois bem, o termo Escritura usado no NT indica os livros sagrados do AT que eram considerados inspirados por Deus e,também,a outras passagens do NT(II Pe 3:16).O termo Palavra de Deus é usado para designar ambos os testamentos em sua forma escrita.
O material em que a bíblia foi originalmente escrita foram dois:Papiro e Pergaminho.
Os formatos foram:Rolo e Códice.
Os livros do AT foram escritos em hebraico,com alguns trechos em aramaico.Antigamente,o a escrita hebraica não possuía vogais.Os livros do NT foi escrito no grego koiné(popular).
Os autógrafos:foram os manuscritos originais,escritos pelos apóstolos.Não mais existem;a razão é que os materiais de escrita de antigamente eram muito frágeis.
Os principais manuscritos:Códice Alexandrino,Códice Sinaítico,Códice Vaticano.
-Alexandrino:Datado do século IV.Pertence ao Museu Britânico,em Londres.
-Sinaítico:Encontrado por um professor alemão de nome L.F.C Von Tischendorf.Se encontra na Biblioteca Imperial de Leningrado(São Petesburgo).
-Vaticano:Pode ser o mais antigo dos três.Se encontra na biblioteca do Vaticano.
Testamento”,do latim “testamentum,tradução da palavra hebraica usada para a palavra ALIANÇA.
Logo,a bíblia fala da aliança que Deus fez com Israel,por intermédio de Moisés,e que levou a plenitude em Jesus.
AT:Comum a judeus e cristãos.Há um porém,judeus e protestantes só reconhecem os escritos hebraicos(39 livros),católicos e ortodoxos aceitam também os escritos no grego,chamados de apócrifos.
NT:Seguido pelo cristianismo.
Estevão Langton,chanceler da Universidade de Paris,dividiu a bíblia em capítulos numerados.
Robert Stephanus,editor parisiense,dividiu-a em versículos.
Foi totalmente escrita num período de cerca de 1500 anos.Tem cerca de 40 autores,mas,como sabemos,é apenas um livro.Seus escritores vai de agricultores e pescadores até renomados reis.
Contém 1189 capítulos e 31102 versículos.
Para o Romanismo,a Bíblia é um produto da igreja;assim eles não afirmam a bíblia como autoridade única ou final.Para o Misticismo, a experiência pessoal tem a mesma autoridade que a Bíblia.Para as seitas,os escritos de seu líder(s) ou fundador possuem a mesma autoridade que a bíblia.
Canôn:”norma”,”padrão”.Entre os  pais da igreja,cânon significa “modelo”.O termo cânon só foi aplicado as escrituras no século IV;desse modo, podemos chamar o cânon de “conjunto de livros das Escrituras,tanto do novo quanto do velho testamento,tidos como inspirados por Deus e possuindo autoridade normativa para a fé cristã.
-O cânon do VT:
a) Revelação
b) Inspiração
c) Canonização
Fatores que determinaram o cânon do VT:
a)O trabalho do Espírito Santo
b)Língua Hebraica e a História de Israel
c)Autoria profética
-Critérios de canonização do NT:
a) Apostolicidade
b) Uso e circulação do livro
c)Ortodoxia
d)Autoridade diferenciadora
Já se deve ter ouvido falar em uma palavra bastante falada entre os que mais entendem de bíblia que é o termo “apócrifo”.
Apócrifo significa “oculto”,”escondido”.Veio posteriormente a designar a literatura não inspirada.
É possível que os escritores do NT conhecessem muito dessas obras.Na epístola de Judas encontramos uma referência ao livro de Henoc(vs 14 e 15).

Nenhum comentário:

Postar um comentário