Pentateuco,como bem conhecido,são os 5 primeiros livros da bíblia(Gênesis a Deuteronômio).O Pentateuco forma a base de sustentação para todas as narrativas bíblicas posteriores.Originalmente,formavam uma só obra,disposta em cinco rolos,chamados pelos israelitas de sêpher hattôrâ “O Livro da Lei”,ou simplesmente,”Torah”,que significa “A Lei”.Este termo deriva do verbo “yarah”,que significa ENSINAR,deixando claro:Deus querendo ensinar Israel e as gerações futuras sobre as origens históricas do mundo.
-Autoria: Existe um consenso entre judeus e cristãos sobre a autoria mosaica.A bíblia dá inúmeras referências e inferências que defende a autoria mosaica:AT=Dt1:5;4:44;Js 8:31-34;IRs 14:6,entre outros.NT=Lc 2:22;Jo 1:17;At 13:39;28:23;ICo 9:9;Hb 10:28.O testemunho pessoal de Jesus (Lc 24:44;7:19).
Moisés era um dos poucos hebreus(ou único),em sua época,que tinha condições e cultura para compilar uma obra literária de tamanha monta. Concluindo,não há dúvida de que Moisés foi o canal que Deus usou para escrever a Torah.
A hipótese mais aceita é que o tempo do Pentateuco foi pouco mais de vinte e cinco séculos.
Os samaritanos reconhecem apenas o Pentateuco como canônico.
Em Gênesis,Deus dá uma base para o decorrer do Pentateuco e,também para toda a Bíblia.Nele sabemos e defendemos questões sobre a certeza da influência Divina no começo de todas as coisas (por exemplo:Universo,o homem,o casamento,a família).No livro,passamos a saber a do pecado e da queda do homem,das primeiras cidades,das variedades de línguas,etc.
No Êxodo,Deus dá a humanidade um texto incontestável acerca da redenção e libertação de Israel e da saga pelo deserto.Em Êxodo também passamos a conhecer da revelação escrita do concerto entre Deus e Israel.
Em Levítico,Deus dá um acesso para o Homem caído chegar a Ele.
Em Números,vemos Deus informando à humanidade o verdadeiro caráter de Israel,”um povo de dura cerviz” e “casa rebelde”,certamente para melhor se entender o porquê do povo não entrar imediatamente na Terra Prometida depois de partir do Monte Sinai.
Em Deuteronômio,ver-se os discursos feitos por Moisés durante seus últimos meses de vida.Os ouvintes de Moisés não haviam experimentado pessoalmente o livramento do Mar Vermelho nem a outorga da Lei no Sinai;era preciso relembrá-los do poder de Deus e das leis de Deus.
-Gênesis:O termo origina-se do grego e significa “começo ou princípio”;este nome foi dado pelos setenta na Septuaginta.Na torah,se conhece Gênesis por bereshit,que tem o significado de “no princípio”,como o tal começa.Os estudiosos le dão o nome de “o viveiro das gerações da Bíblia”,porque estar nele registrado o relato das origens de tudo que compõe o cosmo.Podemos dizer que tudo que existe hoje-material e espiritual-tem sua origem registrada no gênesis,exceto Deus.
Deus formou em Moisés uma capacidade espantosa (At 7:22) para reunir os dados históricos que fariam deste livro o alicerce onde repousa a origem de todas as coisas.Moisés,segundo se sabe,lançou mão de três fontes de informação:A revelação direta do Espírito Santo,Registros escritos,Informações orais.
Não se deve ter nenhuma dificuldade ou problema em se perceber o tema central do livro:AS ORIGENS.
Detecta-se em Gênesis que Deus anuncia seus atos,mas não se preocupa com duas coisas:Deus não procura provar que existe e,Deus não explica porque criou,nem como criou (com exceção do homem e da mulher).
Gênesis é o único livro que oferece uma alternativa clara e razoável para a hipótese humanista sobre as origens do Universo.O relato de Gênesis tira qualquer teoria evolucionista da razão e da certeza.
Gênesis é o livro que nos informa a origem histórica da Redenção e nos mostra o homem de quem a descendência de nosso Redentor começou.
-Êxodo:O termo significa “saída “ ou “partida”.
O título do livro aponta para a saída do povo de Israel do Egito,mas o Êxodo encerra em si uma temática muito mais profunda:A MECÂNICA DA REDENÇÃO DIVINA.No Êxodo,a redenção é étnica e ligada a Promessa Abraâmica,que é uma tipologia que prefigura a Redenção da Humanidade,ligada à Promessa Abraâmica.
A narrativa do Êxodo é a maior e mais abrangente demonstração da Redenção no Antigo Testamento.Nele também nós vemso,vemos Deus estabelecendo não somente as bases ritualísticas do Antigo Culto,mas também os Fundamentos espirituais para o Culto a Ele em todos os tempos e dispensações.
Percebe-se que,o sofrimento de Israel no Egito foi predito por Deus(Gn 15:13),mas,Deus também prometeu sua libertação (Gn 15:14).
No Êxodo também está registrado a Provisão de um Libertador (EX 2:1-4,31).
Vemos as batalhas de Deus com Faraó.O Faraó era considerado o deus Rá personificado e ,Jeová,o Deus de Israel.
Percebe-se no livro,uma passagem que tem grande valor em seu uso na apologia cristã,que é a Páscoa.A páscoa é a principal de todas as festas de Israel.Páscoa(heb. Peshah,”pular além da marca”,”passar por cima”,”poupar”) sinaliza um novo começo para Israel,agora livre e independente.
No livro do Êxodo também outra passagem muito importante,que é Deus dando as instruções referente a construção do Tabernáculo
-Levítico:Na Torah,o rolo é chamado de “wayyiqrã”(“e Ele chamou”),assim como começa o livro.Na MIshnah (tradução oral que compõe o Talmude),o rolo é chamado de tôrath kônahim (“lei dos sacerdotes”),sêpher kônahim (“livro dos sacerdotes”),sêpher haggorbãnim (“livro das ofertas”). O nome Levítico surgiu na Septuaginta.O livro tem o conjunto de Leis e Preceitos dadas por Deus a Moisés num período de dois meses.Uma das características mais marcantes de Levítico é os simbolismos em rituais e práticas,apontando para o sacerdócio de Jesus.
Sendo o livro com seu título mais aparentando ser para sacerdotes,o tema principal de Levítico é a SANTIDADE.Há no livro cerca de noventa e cinco versículos que tratam de santidade e santificação,cinco sobre separação e trinta e seis sobre pureza ou purificação.
Enfim,para concluir-se,pode-se dizer que Levítico é o MANUAL DO SACERDOTE.
Números:Vem do grego arithmoi,foi colocado pelos tradutores da Septuaginta,por associarem o fato de haver muitos registros numéricos e genealógicos.Na Torah,seu nome deriva de suas primeiras palavras,do hebraico wayedhabber(“e Ele falou”),ou ainda bemidhbar(“no deserto”).
A mensagem fundamental:A PEREGRINAÇÃO NO DESERTO. O livro de Números pode ser chamado de “O Livro das Peregrinações de Israel”.O livro de Números ilustra de maneira clara o princípio bíblico de quem “sem fé é impossível agradar a Deus”.
Deuteronômio:O mais belo e poético do Pentateuco. Seu nome vem da Septuaginta e resulta da aglutinação de duas palavras gregas deuteros,”segundo”,e nomos,”lei”.
O tema principal é a Renovação do Concerto entre Deus e Israel,através da Nova Geração levantada no deserto.
É basicamente um “livro de memórias”,sendo seu texto pincelado várias vezes com as expressões “lembra” e “não esqueça”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário