Como já conhecido,a palavra Evangelho significa “boas novas”.São assim chamados,pois eles registram as novas de que o caminho para a salvação foi aberto para todos pela morte e ressureição de Cristo (Mc 1:1;ICo 15:3-4).
Como também já conhecido,sabe-se que são quatro Evangelhos.Na época que foram escritos havia quatro classe de povos,que eram:judeus,romanos,gregos e a igreja em formação dessas três classes).
Mateus,Marcos e Lucas são chamados de evangelhos sinóticos,ou seja,uma visão conjunta,uma visão geral dos mesmos acontecimentos da vida de Jesus.Nos Sinóticos vemos:Mensagens para homens não espirituais, começa a história registrando a origem terrena de Jesus,o ministério de Jesus na Galiléia,se sobressai a vida pública de Jesus e percebe-se a humanidade de Jesus.
No Evangelho escrito por João:Mensagens para cristãos,origem celeste de Jesus,ministério de Jesus especialmente na Judéia,fala da vida particular de Jesus e percebe-se a divindade de Jesus.
Hoje temos no cânon quatro evangelhos mas,foram escritos vários outros.Os outros foram escritos depois e a sua mensagem,sua autoridade,seu conteúdo são questionável apesar de ter informações que constam nos evangelhos canônicos,estes apresentam conteúdos fantasiosos e lendários e,esses escritos,com frequência,procuravam fazer ensinamentos de heresias ou sectárias.
A Igreja Primitiva fazia a distinção entre os que continham material herético e os verdadeiros evangelhos inspirados por Deus.OS Evangelhos foram escritos por apóstolos ou por alguém muito próximo deles.
-Mateus:Judeu,de sobrenome Levi (filho de Alfeu).Seu trabalho secular era como coletor de impostos (Mt 9:9).Mateus era odiado pelos judeus porque colaborava com os romanos.Mateus foi escrito para a classe de povo dos judeus,com a finalidade de responder questões sobre Jesus.Uma característica do evangelho de Mateus é a de incluir pessoas fora do judaísmo.
Possui 17 parábolas,28 capítulos e o versículo chave é o 22:2;a palavra Lei vemos por oito vezes no livro e, Jesus é apresentado como rei,o Messias;relata aproximadamente 23 a 32 milagres.
-Marcos:O evangelho segundo escreveu Marcos,foi o primeiro a ser escrito dos quatro evengelhos.Marcos ou João Marcos,era filho de Maria,rica e importante em Jerusalém.Marcos foi amigo íntimo do apóstolo Pedro e,talvez seja um convertido através de Pedro também.Desfrutou o privilégio de acompanhar Paulo e Barnabé em sua primeira na sua primeira viagem missionária,mas abandonou-os antes do trabalho ser concluído.Paulo,consequentemente,recusou leva-lo na segunda viagem,de modo que Marcos acompanhou Barnabé a Chipre.Depois,cerca de doze anos,ficou novamente com Paulo e,este tal,antes de morrer mandou chamar Marcos.É bem certo,que Marcos recebeu do apóstolo Pedro boas informações que estão em seu Evangelho.
A palavra Lei e agenealogia de Jesus são omitidas,Jesus é apresentado como servo e foi escrito aos romanos,é o menor evangelho e considerado o evangelho da ação,relata aproximadamente 18 a 22 milagres,o evangelho de Marcos reflete a personalidade de Pedro que era um homem de ação.
-Lucas:O “médico amado”(Cl 4:14).Lucas foi amigo íntimo e um companheiro do apóstolo Paulo e,possivelmente,Lucas foi o único autor que era gentio no NT.Não há registro da vida de Lucas,de sua conversão mas,sabe-se que não foi testemunha ocular da ressureição (Lc1:2).Lucas era médico por profissão mas,foi também um evangelista.Acompanhou Paulo nas missões e ficou ao lado do apóstolo na tempo do seu martírio.
O evangelho de Lucas foi sendo estimulado pelas obras de outros autores,Lucas também consultou testemunhas oculares,Lucas também selecionou e dispôs as informações sob a direção do Espírito Santo;para melhor entender-se,o evangelho de Lucas é um texto cuidadosamente pesquisado e documentado.
Contém 19 parábolas,24 capítulos e o versículo chave é o 19:10,a palavra Lei aparece nove vezes, é o mais completo dos sinóticos e o mais volumoso do NT,é o único que registra algumas informações sobre a infância de Jesus,relata aproximadamente 22 a 30 milagres e foi escrito a classe dos gregos,Jesus é apresentado como homem Divino.
Obs:O que os gregos queriam era melhorar o homem moral,intelectual e fisicamente,para chegar ao homem perfeito. Os judeus fracassaram em obter salvação por meio da “Lei” e das cerimônias e,da mesma maneira os gregos fracassaram em obtê-la por meio de cultura e filosofia.Pode-se já destacar que a mensagem salta dizendo que,a educação para os gregos era igual a Lei para os judeus.Mas que se tornou impossível para os gregos por meio a educação salvar a humanidade,muitos de seus filósofos perceberam que a única esperança era a chegada de um homem divino.Assim Lucas expõe Jesus como o homem Divino.
O evangelho de Lucas é visto por duas visões:Visão Descritiva e Visão Prescritiva.
-João:O autor do evangelho é conhecido apenas como o “discípulo a quem Jesus amava”(21:20,24).O autor é o apóstolo João.
É o mais teológico dos quatro evangelhos.Este evangelho fala da natureza e da pessoa de Cristo e,do significado da fé depositada nele.João apresenta Jesus como Filho de Deus,visto pelos títulos:”O Verbo era Deus”,”o Cordeiro de Deus”,”o Messias”,”o Filho de Deus” e o “Rei de Israel”,”o Salvador do Mundo”,”Senhor”,”Deus”.O evangelho também expõe a divindade de Jesus na série de pronunciamentos com “Eu Sou”.
O evangelho não contém parábolas mas,menciona apenas sete milagres e registra várias entrevistas pessoais.João enfatiza a realidade física da fome,sede,cansaço,dor e morte de Cristo como uma defesa contra à alegação gnóstica de que Jesus não possuira uma natureza uma natureza humana verdadeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário